Uso de camisinha cai entre adolescentes

15/08/2022 - 18:56h - Atualizado

USO DE CAMISINHA NAS RELAÇÕES SEXUAIS CAI ENTRE ADOLESCENTE
Adolescer...crescer, amadurecer, experienciar...são tantas as possibilidades! E é nesse contexto que o adolescente começa a exercer sua sexualidade, com iniciação sexual cada vez mais precoce, em média aos 14 anos, geralmente sem muita orientação para exercê-la com segurança, evitando assim com uso da camisinha uma gravidez não planejada e/ou ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).
Em recente levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou uma queda no uso dos preservativos entre os adolescentes nos últimos 10 anos.
Segundo os dados divulgados pela Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE) 59% dos jovens entrevistados disseram ter usado camisinha na última relação sexual. Em 2009 esse percentual chegava a 72,5%.
Além dos dados coletados em relação ao comportamento sexual dos adolescentes, o IBGE ainda revelou um aumento da insatisfação com o corpo, aumento do uso de drogas e álcool e da iniciação sexual das adolescentes.
Precisamos ficar atentos ao comportamento de nossos jovens e através de ações preventivas de Educação Sexual levar conhecimentos e discussões sem preconceitos e tabus para capacitá-los a exercer sua sexualidade de forma segura e saudável.