Atividade Física

Dentre os principais benefícios das atividades físicas e esportivas, destacam-se promoção da saúde e bem-estar, melhorando flexibilidade, equilíbrio, ganho de massa óssea, força muscular e diminuição do peso. Além disso, essas atividades desenvolvem a autodisciplina, cooperação e trabalho em equipe. Dependendo da faixa etária, são recomendadas atividades físicas compatíveis com o grau de desenvolvimento (ver quadro abaixo):

Atividades físicas compatíveis com o grau de desenvolvimento
0 a 2 anos

Atividades em piscina estimulam coordenação motora.

Inicia a partir dos 9 meses

2 a 5 anos (pré-escolares)Atividades estruturadas e não estruturadas, divertidas, em grupo, sem competição, 7 vezes por semana (120 minutos/dia) como natação, dança, lutas, ginástica artístic e atividades em grupo
6 a 10 anos (escoares)Atividades de intensidade moderada a alta, sem competição, que proporcionem agilidade, equilíbrio, coordenação e diversão, 7 vezes por semana (60 minutos/dia) ou mínimo 3 vezes na semana (60 minutos); diversificar modalidades esportivas especialmente as coletivas (futebol, voleibol, basquetebol etc)
11 a 13 anosTreinamento mais esportivo e competitivo
Acima de 13 anosAtividade física deve compreender exercícios aeróbicos e trabalho físico moderado com alongamento e fortalecimento muscular; diversar modadlidades esportivas são indicadas como dança, capoeira, pilates, trilhas, skate, esportes coletivos, etc
Menores de 16 anosEsportes como boxe, levantamento de peso olímpico e fisiculturismo não são recomendados.

É indiscutível os benefícios da prática regular de exercícios físicos para a saúde física, mental e formação de hábitos na criança e adolescente. Um estudo realizado nos Estados Unidos demonstrou que o aumento do incentivo à prática esportiva diminuiu o uso de drogas e a gravidez na adolescência.

Atualmente, a maioria das crianças e adolescentes substitui as atividades físicas pelo computador, videogame ou TV. Pesquisa recente realizada no município de Niterói, RJ, revelou que 90 a 95% dos adolescentes são sedentários.

Para transformar essa realidade, devemos oferecer às crianças e adolescentes atividades físicas e esportivas que sejam ao mesmo tempo lúdicas e prazerosas, necessitando do estímulo e participação dos pais, da escola e da sociedade, valorizando esse tipo de atividade.

Avaliação Cardiovascular antes de Atividade Física

Antes de iniciar atividades físicas ou esportivas, as crianças e os adolescentes devem ser avaliados por um pediatra ou hebiatra e, se necessário, também por um cardiologista, especialmente se na família tiver antecedentes de doenças do coração, visando prevenir a “morte súbita” que, eventualmente, acomete alguns atletas.

Academia e Imagem Corporal

A preocupação com a aparência física está cada vez mais presente na vida dos adolescentes, ou seja, ser bonito(a), musculoso(a), magro(a) e saudável.

Normalmente, na academia as adolescentes buscam perder peso e os adolescentes querem aumentar tanto a massa como a força muscular. No entanto, o desenvolvimento do sistema musculoesquelético nos meninos tem início durante o estirão de crescimento indo até 1 ano após seu término. É importante salientar que a musculação precoce e ou intensa está associada a lesões musculares, lombalgia, vícios posturais e inibição do crescimento ósseo.

Vale ressaltar que o treinamento esportivo em excesso tanto em intensidade como em duração pode provocar estresse e lesões.

A insatisfação com a própria imagem corporal pode estar associada a transtornos alimentares, autoestima baixa, dificuldades nos relacionamentos e depressão. Para tentar resolver essa insatisfação, os adolescentes que frequentam academias têm utilizado suplementos e anabolizantes (“bombas”) que podem causar diversos problemas de saúde tais como: acne, impotência sexual, calvície, aumento da pressão arterial e problemas cardíacos, aumento do colesterol ruim e nas meninas aumento dos pelos, engrossamento da voz e distúrbios menstruais entre outros. Além disso, dietas milagrosas e rígidas, cirurgias estéticas como lipoaspiração, implante de silicone etc têm sido também usados na busca incessante por um corpo “perfeito” socialmente imposto.

Para saber mais acesse:

Scielo

Alerta

Em pesquisa recente, observou-se que 25% dos suplementos são contaminados com anabolizantes que geralmente são sugeridos e orientados nas academias ou por amigos. Esses produtos devem ser utilizados somente com indicação e orientação de um profissional da área da saúde (sempre sob supervisão).

Para saber mais acesse:

Atividade Física e Alimentação

Para saber mais acesse:

Alimentação antes atividade física

Alimentação após atividade física