Adolescente, já parou para pensar sobre o tempo?

26/05/2022 - 15:13h - Atualizado

Prevenção da Gravidez na Adolescência, como orientar?

A adolescência é marcada para a vida inteira como um período cheio de transformações que afetam o corpo para atingir o amadurecimento necessário para entrar na vida adulta.

São transformações biopsicossociais, onde ocorrem a menarca, que é a primeira menstruação , e a semenarca ou espermarca, que é a produção de esperma nos testículos . Estes dois fenômenos capacitam seus corpos a se tornarem sexualmente ativos e reprodutivos.

Pois bem, é neste momento da vida dos adolescentes que se faz essencial a abertura para para uma boa conversa a respeito do assunto, dúvidas e esclarecimentos, porque eles iniciam nesta fase, suas relações sociais e afetivas e começam a explorar seus corpos e desejos, ocorrendo geralmente a iniciação sexual com seus pares nessa etapa da vida.

O índice de gravidez nesse período é alto, em especial entre os 14 e 19 anos.
Quando estes jovens enfrentam a gravidez precoce, as consequências e prejuízos à vida deles podem ser:

- prematuridade;
- bebês de baixo peso;
- riscos para saúde da adolescente gestante;
- desestruturação familiar e econômica;
- abandono escolar;

Como então conduzir a ORIENTAÇÃO desses adolescentes na prevenção da gravidez? Afinal a adolescência é um período em que eles já estão biologicamente prontos para a reprodução, socialmente estimulados à experimentação e ao mesmo tempo reprimidos, geralmente pela sociedade, por dogmas religiosos e até mesmo, pela própria família?

Pensando em todas essas questões, te convido a refletir:
Como você orienta seu adolescente?
Qual o papel da escola e da sociedade nesse cuidado?
Bora lá conversar sobre isso?